TOMOGRAFIA CONE BEAM

TOMOGRAFIA CONE BEAM: TOMÓGRAFO COMPUTADORIZADO I-CAT NEW GENERATION:

Unidade: Centro
Rua: Uruguai, 300 - 4º andar Fone (051) 3226-7926 - Porto Alegre - RS
2ª a 6ª das 8:00 às 18hs.
Sábado das 08:00 às 12hs.

O exame da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico é realizado com rapidez (20 a 40 segundos) sendo que o paciente permanece sentado durante a aquisição da imagem enquanto o tubo/fonte de rx faz um giro ao redor da cabeça.

Diferente das demais tomografias computadorizadas, a Tomografia Cone Beam apresenta baixa dose de radiação (similar ao levantamento completo periapical) o que torna a indicação deste exame inquestionável tendo-se em vista a facilidade do exame e a alta qualidade da imagem para um diagnóstico preciso e efetivo.
Também o envio imediato das imagens ao profissional via e-mail permite o atendimento de demandas de urgência com segurança.

As imagens são obtidas nos três planos (coronal, sagital, axial) em cortes com espessura /espaçamento ajustáveis, apresentam-se em tamanho real, sem ampliações, impressas em filme, enviadas em CD ou e-mail em arquivos .pdf, .jpg ou DICOM para o Cirurgião Dentista, tendo ampla aplicação em várias especialidades.

Na Implantodontia, possibilita a avaliação da qualidade óssea, a realização de medidas de altura e espessura óssea do rebordo alveolar para o estudo de colocação de implantes dentários, a localização de estruturas anatômicas na região dos implantes.

 

Na Endodontia permite a pesquisa de fraturas, perfurações, canais radiculares, avaliação de perda óssea, lesão no periápice.

 
Na Cirurgia e Traumatologia esclarece a posição de dentes inclusos e relação destes com estruturas anatômicas, bem como avalia lesões do complexo maxilo-mandibular tridimensionalmente.

 

Na Ortodontia através de uma única aquisição no protocolo de face completa podem ser obtidas todas as imagens necessárias para o estudo, diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico colaborando na definição de sítio de dispositivos de ancoragem temporária bem como na identificação de assimetrias do crânio.

 

Na avaliação das ATMS (Articulações Temporomandibulares ) é observado em detalhes a morfologia dos componentes ósseos das articulações e a posição dos côndilos mandibulares nas cavidades articulares em posição de máxima intercuspidação e/ou abertura máxima. A reconstrução 3D das imagens complementa o entendimento do conjunto côndilo/fossa articular. 

 

ARQUIVOS DICOM: DICOM é a abreviação de Digital Imaging and Communications in Medicine (ou comunicação de imagens digitais em medicina). Foi criado para padronizar a formatação das imagens diagnósticas e permitir que sejam trocadas entre vários equipamentos de diagnóstico. As imagens da tomografia cone beam em arquivos DICOM são enviadas ao Cirurgiões Dentistas e podem ser abertas em vários ambientes.

 

DENTAL SLICE: A tomografia computadorizada gera arquivos DICOM que são convertidos para o programa Dental Slice. O Cirurgião-Dentista recebe este arquivo e dentro do Dental Slice faz o planejamento virtual da cirurgia guiada de implantes, o que resulta em maior segurança e redução no tempo cirúrgico.

 

PROTOTIPAGEM: A tomografia computadorizada gera arquivos DICOM que são enviados pela internet ao centro de prototipagem onde é realizada a construção de modelos físicos, cópias fiéis da estrutura óssea do paciente chamadas de protótipo. O protótipo tem grande importância no planejamento pré-cirúrgico.

 

CIRURGIA GUIADA POR COMPUTADOR: Na técnica do Duplo Escaneamento, o paciente e o guia tomográfico são escaneados individualmente e em sequência os arquivos DICOM são transferidos para o programa de planejamento virtual da cirurgia guiada. Um protótipo do guia cirúrgico é confeccionado o qual orientará a cirurgia.